Economia

Banco Central Europeu eleva juros na zona do Euro em 0,50%

Com a decisão, a taxa de refinanciamento do BCE passará de 3% a 3,50%

Por Da Redação
Ás

Banco Central Europeu eleva juros na zona do Euro em 0,50%

Foto: Agência Brasil

O Banco Central Europeu (BCE) definiu nessa quinta-feira (16), um avanço de 0,50 ponto percentual na taxa de juros, mas não deu sinais tão claros de quais devem ser os próximos passos em meio ao mar agitado vivido pelo setor bancário e a crise do Credit Suisse.

Com a decisão, a taxa de refinanciamento do BCE passará de 3% a 3,50%, a de depósitos, de 2,50% a 3%, e a de empréstimos, de 3,25% a 3,75%.

A presidente da instituição, Christine Lagarde, afirmou que o episódio de falta de liquidez do banco suíço Credit Suisse está sendo monitorado de perto, bem como os impactos para o setor bancário e buscou reforçar que o BCE tem ferramentas para garantir a liquidez dos bancos da zona do euro, caso necessário.

Em comunicado, o BCE diz que a projeção é de que a inflação continue bastante elevada por mais tempo, o que levou à política monetária mais dura. Os especialistas do BCE consideram agora que a inflação se situe, em média, em 5,3% em 2023, 2,9% em 2024 e 2,1% em 2025.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário