Banco Central: pagamento instantâneo começa a funcionar em novembro
Pessoas e empresas poderão criar chaves Pix a partir do próximo dia 5 de outubro
Foto: Freepik
O Pix, novo meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central, começa a funcionar no dia 16 de novembro deste ano. A ferramenta irá permitir a transferência de valores em poucos segundos e, além disso, também permitirá que o dinheiro enviado para uma pessoa chegue à conta de destino correta sem problemas e com segurança.
O primeiro passo para que pessoas e empresas possam fazer ou receber pagamentos por esse sistema é a criação da chave Pix, que representa o endereço de conta no Pix. As pessoas e empresas poderão criar suas chaves Pix a partir do próximo dia 5 de outubro, mas muitas instituições financeiras já estão realizando o chamado pré-cadastro.
Chave Pix
Para criar uma chave Pix, a pessoa ou empresa precisa usar uma dessas quatro formas de identificação: CPF/CNPJ, email, número de telefone celular ou a chave aleatória. A chave Pix vincula uma das informações básicas (e-mail, celular ou CPF) às informações completas que identificam a conta bancária do cliente, ou seja, a identificação da instituição financeira ou de pagamento, com o número da agência, número da conta e tipo de conta.