O crescimento econômico mundial deve ser de 2,5% este ano, segundo o Banco Mundial. O órgão afirma que o comércio e o investimento devem começar a se recuperar em relação à fragilidade significativa de 2019, mas riscos negativos ainda persistem. Os dados fazem parte do documento Perspectivas Econômicas Globais, divulgado na quarta-feira (8).
Na América Latina e Caribe, o crescimento deve ser de 1,8% com o fortalecimento das economias e o aumento da demanda interna. Quanto ao Brasil, a confiança mais forte dos investidores, mudanças nas condições de empréstimos e legislações trabalhistas mais flexíveis deverão impulsionar o crescimento de 2%, na visão do organismo internacional.
Já o continente africano deve experimentar taxas de crescimento de 2,9%. Mas a previsão para a economia angolana é de 1,5% pressupondo-se que as “reformas em andamento criem maior estabilidade macroeconômica, melhorem o ambiente de negócios e impulsionem o investimento privado”.
A economia dos Estados Unidos deve desacelerar para um crescimento de 1,8%, refletindo o impacto negativo de tarifas do comércio exterior e níveis de incerteza. Já na zona do euro, uma fraca atividade industrial impede a economia de sair do patamar de 1% em 2020.
No geral, as economias mais avançadas não passarão de 1,4%, em parte devido à debilidade no setor manufatureiro. Já as economias emergentes e em desenvolvimento devem ter um crescimento superior ao global, chegando a 4,1%.
Entre os países em desenvolvimento, um terço dessas economias vai desacelerar devido à fraqueza de exportações e investimentos.
Em nota, a vice-presidente do Banco Mundial para crescimento equitativo, finanças e instituição, Ceyla Pazarbasioglu, disse que os responsáveis pelas políticas públicas “devem aproveitar a oportunidade para fazer reformas estruturais que promovam o crescimento abrangente, que é essencial para a redução da pobreza.”
Segundo o Banco Mundial, mesmo que as economias emergentes e em desenvolvimento se recuperem, o crescimento per capita deverá permanecer bem abaixo dos níveis necessários para alcançar as metas de redução da pobreza.
Nóticia anterior
Próxima nóticia
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br