• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Banco Mundial eleva previsão de alta do PIB brasileiro de 2022 e corta para 2023
Mundo

Banco Mundial eleva previsão de alta do PIB brasileiro de 2022 e corta para 2023

Para 2024, a expectativa é por um avanço da economia doméstica de 2%

Por Da Redação
Ás

Banco Mundial eleva previsão de alta do PIB brasileiro de 2022 e corta para 2023

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O relatório “Prospectos Econômicos Globais”, divulgado nessa terça-feira (7), informou que o Banco Mundial revisou levemente para cima a previsão para crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2022, a 1,5%. Na edição de janeiro do mesmo documento, a instituição havia projetado que a maior economia da América Latina cresceria 1,4% este ano.

No entanto, a entidade cortou  drasticamente a estimativa para a expansão econômica do Brasil em 2023, de 2,7% a 0,8%. Para 2024, a expectativa é por um avanço de 2%.

De acordo com a análise, após um começo de ano “sólido”, o País deve registrar enfraquecimento das condições, à medida que a inflação elevada pressiona a renda das famílias. A estagnação de investimentos de empresas e incertezas políticas também são citadas como responsáveis pelo cenário.

Além disso, o documento ressalta que programas extraordinários para permitir o saque de fundos de seguro contra desemprego trarão alívio às famílias, mas podem impulsionar a inflação. “Em 2023, o impulso fraco e os efeitos em curso da política monetária apertada nos investimentos e na atividade devem limitar o crescimento”, avalia.

Segundo o Banco Mundial, a invasão da Ucrânia pela Rússia pesa sobre a atividade em grande parte dos países emergentes. A instituição diminuiu a previsão para crescimento dessas economias em 2022, de 4,6% a 3,4%, e em 2023, de 4,4% a 4,2%. Instituição projeta ainda que  que o avanço em 2024 será de 4,4%.

A projeção para crescimento deste ano, da China, foi reduzida em 0,8 porcentual, a 4,3% e em 2023, d e5,3% a 5,2%, com leve desaceleração esperada para 2024, a 5,1%. A desaceleração no país foi causada por surtos de covid-19.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.