Bancos adiam pagamentos, mas não atendem clientes e aumentam juros
Clientes consideram medida lançada como falsa propaganda

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Os grandes bancos brasileiros lançaram na última semana uma ação conjunta com o objetivo de diminuir os impactos das medidas para contar o avanço do novo coronavírus sobre a economia. A promessa era permitir que clientes adiasse, por até 60 dias, o pagamento de parcelas de empréstimos.
No entanto, quando os correntistas foram obter o benefício veio a decepção: os canais de atendimento ao cliente não funcionam e a prorrogação, é na verdade um novo financiamento, com aumento dos juros.
De acordo com os bancos, a possibilidade de adiar os pagamentos de empréstimos tomados pelos clientes está disponível, mas é valida apenas para aqueles que estão com a conta em dia. Os bancos ainda explicam que para inserir essa medida dentro do sistema operacional da instituição financeira, é necessário classificar a operação como um refinanciamento.
Porém esse detalhe não ficou claro quando foi anunciado no lançamento da medida, na segunda-feira da semana passada (dia 16). E muitos clientes se sentem prejudicados pelo anúncio, e consideram falsa propaganda.
Pessoas físicas não são as únicas a reclamarem dos juros impostos pelos bancos. Empresários também declararam que os bancos estão segurando dinheiro e aumentando os juros que, em alguns casos, sobem 2,5 vezes a taxa.
O próprio Banco Central também decretou aumento de juros e menos prazo de financiamento por parte dos bancos.