Economia

Bancos retomam consignado do BPC após decisão do Supremo, diz site

Na semana passada, Corte considerou empréstimo constitucional

Por Da Redação
Ás

Bancos retomam consignado do BPC após decisão do Supremo, diz site

Foto: Agência Brasil/Marcello Casal Jr

Após a liberação do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), pelo menos cinco bancos no país já estão oferecendo o crédito consignado do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Outros dois bancos planejam retomar essa linha de crédito, enquanto uma instituição está avaliando a possibilidade. A informação é da Folha de S.Paulo.

O empréstimo, destinado a beneficiários que recebem renda assistencial de um salário mínimo (atualmente em R$ 1.320), foi considerado constitucional pelo Supremo durante o julgamento encerrado no dia 11 de setembro. Entre os bancos que já retomaram a oferta, estão o Banco do Brasil, Mercantil, C6, Bradesco e Itaú Unibanco. 

A Caixa Econômica Federal afirma ter iniciado as adaptações necessárias para retomar o serviço, o PagBank está se preparando, e o Banrisul está avaliando a possibilidade. O BMG e o Nubank não comentaram sobre o assunto, e os demais não responderam.

O consignado é um tipo de empréstimo com desconto direto no benefício. As regras permitem que o segurado comprometa até 30% da renda com empréstimo pessoal e mais 5% com o cartão de crédito, cartão de benefício ou saque. Os juros são controlados pela Previdência Social, através do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS).

O pagamento pode ser feito em até 84 parcelas, o equivalente a sete anos, com taxas máximas de 1,91% ao mês para o empréstimo pessoal consignado e 2,83% ao mês para o cartão. Os juros oferecidos pelos bancos variam de 1,70% ao mês a 1,91% ao mês para o empréstimo pessoal. No caso do cartão, são de 2,83%. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário