Economia

Brasil tem capacidade de gerar 3,6 vezes mais energia com eólicas offshore

País conta com mais de 26 GW de capacidade instalada de energia eólica

Por Da Redação
Ás

Brasil tem capacidade de gerar 3,6 vezes mais energia com eólicas offshore

Foto: Reprodução/Pixabay

O aproveitamento da energia eólica offshore no Brasil, proveniente da força do vento em alto-mar, é um setor ainda pouco explorado, porém, com grande potencial para os próximos anos. Segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o país tem capacidade para gerar cerca de 700 GW (gigawatts) de energia elétrica com essa tecnologia, o que é 3,6 vezes mais do que a capacidade atual em terra, que ultrapassou 190 GW neste ano.

A pesquisa da CNI destaca que a instalação de usinas eólicas offshore se torna cada vez mais vantajosa devido à tendência de redução nos custos de produção de energia eólica nos últimos oito anos. Em 2020, o custo médio da energia para esses projetos ficou abaixo de US$ 95/MWh (megawatts por hora).

A expectativa é que as usinas eólicas offshore estimulem a transição na produção de energia renovável. Atualmente, o Brasil possui mais de 26 GW de capacidade instalada de energia eólica em terra, distribuídos em 12 estados, graças a mais de 900 parques eólicos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário