Brasil tem capacidade de gerar 3,6 vezes mais energia com eólicas offshore
País conta com mais de 26 GW de capacidade instalada de energia eólica
Foto: Reprodução/Pixabay
O aproveitamento da energia eólica offshore no Brasil, proveniente da força do vento em alto-mar, é um setor ainda pouco explorado, porém, com grande potencial para os próximos anos. Segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o país tem capacidade para gerar cerca de 700 GW (gigawatts) de energia elétrica com essa tecnologia, o que é 3,6 vezes mais do que a capacidade atual em terra, que ultrapassou 190 GW neste ano.
A pesquisa da CNI destaca que a instalação de usinas eólicas offshore se torna cada vez mais vantajosa devido à tendência de redução nos custos de produção de energia eólica nos últimos oito anos. Em 2020, o custo médio da energia para esses projetos ficou abaixo de US$ 95/MWh (megawatts por hora).
A expectativa é que as usinas eólicas offshore estimulem a transição na produção de energia renovável. Atualmente, o Brasil possui mais de 26 GW de capacidade instalada de energia eólica em terra, distribuídos em 12 estados, graças a mais de 900 parques eólicos.