• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Barroso convoca audiência para discutir rol da ANS sobre tratamentos cobertos por planos
Brasil

Barroso convoca audiência para discutir rol da ANS sobre tratamentos cobertos por planos

Entre outros pontos, audiência pública discutirá se lista de procedimentos é taxativa (obrigatória) ou exemplificativa.

Por Da Redação
Ás

Barroso convoca audiência para discutir rol da ANS sobre tratamentos cobertos por planos

Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, decidiu convocar uma audiência pública para discutir o entendimento sobre o rol de procedimentos listados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para a cobertura dos planos de saúde. O debate com especialistas será realizado entre os dias 26 e 27 de setembro.

Barroso é relator de cinco ações que discutem a cobertura dos planos de saúde e a competência da ANS. No mês passado, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que planos de saúde não são obrigados a cobrir procedimentos fora da lista da ANS.

A audiência pública tem como um dos questionamentos, se a lista de procedimentos da ANS seria taxativa (obrigatória) ou exemplificativa, ou seja, serviria apenas de base para orientar os planos, que deveriam arcar com outros tratamentos prescritos pelos médicos.

O ministro afirmou, na decisão, que há necessidade de uma audiência pública porque o tema "extrapola os limites do estritamente jurídico e exige conhecimento interdisciplinar". Barroso defendeu também que é preciso "dar voz à sociedade civil e aos agentes econômicos".

Em junho, por seis votos a três, o STJ decidiu que planos de saúde não são obrigados a cobrir procedimentos fora da lista da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A decisão abarcou a cobertura de exames, terapias, cirurgias e fornecimento de medicamentos, por exemplo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário