• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Barroso envia para Justiça da Bahia investigação contra Rui Costa por compra de respiradores
Política

Barroso envia para Justiça da Bahia investigação contra Rui Costa por compra de respiradores

Investigação envolve a aquisição de respiradores pelo Consórcio Nordeste por R$ 50 milhões

Por Da Redação
Ás

Barroso envia para Justiça da Bahia investigação contra Rui Costa por compra de respiradores

Foto: Fernando Frazão/Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou para a Justiça Federal da Bahia, nesta quinta-feira (4), um inquérito que investiga o ministro da Casa Civil, Rui Costa, por supostas irregularidades durante a pandemia da Covid.

Segundo o documento, será apurada a conduta do ex-governador da Bahia na compra, em 2020, de respiradores pelo consórcio Nordeste por R$ 50 milhões e que não foram entregues. Na época, o ministro era presidente do consórcio e gestor estadual. 

O consórcio Nordeste teria contrato uma empresa supostamente sem qualificação técnica para fornecer 300 ventiladores hospitalares que auxiliariam no combate à pandemia da Covid-19.

A investigação, aberta a pedido da Procuradoria-Geral da República, tramitava no Superior Tribunal de Justiça (STJ), órgão responsável por analisar casos envolvendo governadores.

Com o fim de mandato de Rui Costa, o ministro Og Fernandes, do STJ, decidiu remeter o caso ao STF para análise se há elementos que justifiquem o foro dos investigados. O Supremo é responsável pela investigação de ministros de Estado.

No processo de investigação, foi autorizada a quebra de sigilo bancário e telefônico/telemático, além de diligências de busca e apreensão. A Polícia Federal ainda analisa esse material e pediu mais prazo para concluir o caso.

Na decisão, Barroso entende que o fato de Rui Costa ter assumido o cargo de ministro não gera competência do STF para supervisionar a investigação.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.