Economia

BC: Copom eleva Selic em 1,5 ponto percentual e taxa vai para 7,75% ao ano

Decisão foi reação aos riscos fiscais

Por Da Redação
Ás

BC: Copom eleva Selic em 1,5 ponto percentual e taxa vai para 7,75% ao ano

Foto: Agência Brasil

O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC), acelerou nesta quarta-feira (27) o ritmo de alta da taxa básica de juros e elevou a Selic em 1,5 ponto percentual. A taxa vai de 6,25% para 7,75% ao ano. 

Esta é a sexta alta na taxa consecutiva, as últimas três sendo todas mais incisivas do que o costume e passando de 1 ponto percentual.  

“O Copom considera que, diante da deterioração no balanço de riscos e do aumento de suas projeções, esse ritmo de ajuste é o mais adequado para garantir a convergência da inflação para as metas no horizonte relevante. Neste momento, o cenário básico e o balanço de riscos do Copom indicam ser apropriado que o ciclo de aperto monetário avance ainda mais no território contracionista”, explicou o Comitê em nota.

O BC visa sinalizar para o mercado financeiro o compromisso com a meta de inflação para os anos de 2022 e 2023. A situação fiscal do Brasil tem sido um ponto de insegurança para agentes financeiros após o risco fiscal pela revisão do teto de gastos prevista pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios e o benefício do Auxílio Brasil, programa substituto do Bolsa Família. 

Com a nova alta, a taxa Selic está próxima ao patamar do fim de 2018, em que esteve em 8% a.a. e 7% a.a., antes do ciclo de queda consecutivas iniciado em julho de 2019 e que durou até o início de 2021. 

“O Copom enfatiza que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados para assegurar o cumprimento da meta de inflação e dependerão da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos e das projeções e expectativas de inflação para o horizonte relevante da política monetária”, completa a nota. 

Com uma nova alta na taxa de 1,5 ponto percentual prevista para dezembro, a Selic pode fechar o ano em 9,25% a.a. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário