Ministro da Infraestrutura diz que consulta para privatizar Porto de Santos sai neste ano
Tarcísio Gomes de Freitas participou de seminário online nesta quarta (27)
Foto: Divulgação
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, disse nesta quarta-feira (27), durante um seminário online sobre Agronegócio, que os estudos para definição do modelo de privatização do Porto de Santos, no litoral paulista, estão perto da conclusão e uma consulta pública sobre a desestatização deve ocorrer ainda neste ano. No evento promovido pelo banco BTG Pactual, o ministro ressaltou que a proposta vencedora do leilão deverá aplicar um grande volume de recursos para aprimorar a infraestrutura em Santos. “Estamos falando em R$ 16 bilhões em investimento”, afirmou.
“Acredito que agora no final do mês de novembro ou início do mês de dezembro estamos soltando os documentos para audiência pública”, disse. O modelo para privatização do porto é preparado pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Entre as obras que devem ser tocadas pela concessionária vencedora está o aprofundamento do canal do porto de 15 metros para 17 metros, a construção de um túnel entre Santos e Guarujá e diversas outras melhorias nos acessos rodoviário e ferroviário em torno do porto. Com a privatização e os investimentos, a ideia do governo é que Santos se torne “o grande hub para contêineres da América Latina”, disse Freitas.
Ainda no evento, Freitas disse que a primeira privatização de um porto no país, a do Porto do Espírito Santo, deve ocorrer ainda no primeiro trimestre de 2022. Nesse caso, os investimentos privados devem ser da ordem de R$ 1,6 bilhão.