Beber café antes de fazer compras faz consumidores gastarem mais, diz estudo
Participantes gastaram 50% mais dinheiro que o planejado

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O consumo de café se tornou motivo para um novo estudo, que foi divulgado neste mês por pesquisadores da Universidade do Sul da Flórida. De acordo com as conclusões dos experimentos, tomar uma xícara de café antes de fazer as compras leva os consumidores a gastar 50% mais dinheiro e comprar 30% mais itens do que seus homólogos descafeinados.
Por meio de um comunicado, o principal autor do estudo, professor Dipayan Biswas explica que, ao liberar dopamina no cérebro, a caféina "aumenta a impulsividade e diminui o autocontrole".
Para comprovar as hipóteses, os pesquisadores instalaram uma máquina de café expresso nas entradas de duas lojas. Antes de entrar, mais de 300 receberam um copo como cortesia. Desse total, 150 escolheu café com 100 mg de cafeína e a outra metade, café descafeinado ou água.
Ao compartilhar suas notas fiscais, os bebedores de café com cafeína revelaram ter comprado mais itens e gastado mais dinheiro.
O experimento também foi realizado em compras online, no qual um grupo de 200 alunos de uma escola de negócios – divididos entre os que bebiam café com ou sem cafeína – escolheram quais itens comprariam em uma lista com 66 opções.
Como nos outros ensaios, as pessoas que consumiram cafeína escolheram itens considerados mais "impulsivos" (como massageadores) da lista, enquanto os demais optaram por itens mais práticos, como um notebook.