• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Benedito Gonçalves vota pela condenação de Bolsonaro por uso eleitoral do Bicentenário da Independência
Política

Benedito Gonçalves vota pela condenação de Bolsonaro por uso eleitoral do Bicentenário da Independência

Se condenado, será a segunda vez que o ex-presidente é punido com a inelegibilidade

Por Da Redação
Ás

Benedito Gonçalves vota pela condenação de Bolsonaro por uso eleitoral do Bicentenário da Independência

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ministro Benedito Gonçalves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deu o primeiro voto, nesta quinta-feira (26), para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por uso eleitoral das celebrações dos 200 anos da Independência do Brasil, em 7 de setembro do ano passado. 

Se confirmada a expectativa, será a segunda vez que o ex-presidente é punido com a inelegibilidade. Contudo, a situação não deve ser alterada porque as penas não se somam, pois contam oito anos a partir de 2022 em ambas condenações. Contudo, a nova punição pode ampliar o desgaste político.

Na justificativa, o ministro apontou que o ex-presidente convocou apoiadores, desde  as convenções partidárias e por meio de entrevistas e declarações públicas, a participarem das comemorações cívicas. 

O chefe de Estado, fazendo-se de candidato e vice-versa, não deixou qualquer espaço para que o pluralismo político coubesse na comemoração cívica", disse o ministro.

"O objetivo não precisou ser explicitamente anunciado, já que foi anunciado por símbolos potentes: patriotismo, demonstração ostensiva do poder militar, defesa da liberdade. A militância convocada para a celebração do Bicentenário da Independência no curso do período eleitoral recebeu como derradeira missão mostrar a força da candidatura do investigado em uma luta do bem contra o mal", completou. 

Benedito ainda impôs multa de R$ 425 mil ao ex-mandatário e fixou uma multa ao general Walter Braga Netto em R$ 212 mil, mas o poupou da punição que o torna inelegível. 

Ainda restam os votos de outros seis ministros do TSE.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário