Boca de urna: Saiba por que pesquisas não foram realizadas nas eleições de 2024
Eleições de 2022 também não contou com pesquisas divulgadas após o fechamento das urnas
Foto: Antônio Augusto/TSE
Tradicionalmente divulgadas nos dias de eleições, as pesquisas de boca de urna não foram realizadas pelos principais institutos de pesquisa do país nas eleições municipais deste ano, assim como ocorreu no pleito de 2022.
Segundo as empresas, o principal motivo para isso é o fato dos resultados serem divulgados logo após o encerramento do pleito, marcado para 17h (de Brasília). Com a unificação dos horários do fechamento das urnas em todo o país, as parciais são divulgadas rapidamente.
Custo e durabilidade pequena da pesquisa são outros fatores que explicam a decisão.
Esse tipo de pesquisa era divulgada logo após as urnas serem lacradas.
Acompanhe os resultados das eleições em tempo real
Os leitores do Farol da Bahia poderão acompanhar em tempo real a apuração das urnas eletrônicas nos 417 municípios da Bahia neste domingo (6) de eleição. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) começou a liberar os dados, que estão disponíveis aqui.
Através do site de apuração dos votos do Farol da Bahia, o usuário poderá fazer consultas específicas pesquisando o nome do estado e da cidade ou visualizar o panorama geral das principais cidades do estado.
Ao selecionar a opção, a página vai carregar a lista de candidatos a prefeito e vereadores da região buscada e apontar a porcentagem e quantidade de votos conforme as apurações das seções.