Economia

Bolsa fecha em queda de 0,23% e Dólar sobe 1,94%

O dólar comercial fechou nesta quinta-feira (03) cotado a R$ 4,899.

Por Da Redação
Ás

Bolsa fecha em queda de 0,23% e Dólar sobe 1,94%

Foto: Agência Brasil

O Dólar comercial encerrou em alta nesta quinta (3), chegando a R$4,899 enquanto o Ibovespa, indíce da Bolsa de Valores brasileira encerrou a sessão em queda de 0,23%, aos 120.585,77 pontos.

O mercado reagiu à redução da taxa básica de juros, a Selic, em 0,5 ponto percentual. Investidores acreditavam que a queda seria de apenas 0,25 ponto percentual, o que tornou a redução de 0,5 ponto percentual mais impactante. Além disso, o Comitê de Política Monetária (Copom) sinalizou que pretende fazer novos cortes de 0,50 ponto percentual em suas próximas reuniões.

Com a Selic em trajetória descendente, investir em títulos no Brasil fica menos atrativo, o que afeta o influxo de dólares para o país. Especialistas observam que o corte mais acentuado do que alguns esperavam contribui para a desvalorização do real, tornando o país menos atrativo para investimentos internacionais.

A percepção do mercado é de que, com juros menores no Brasil e maiores nos EUA, a diferença entre as taxas de juros brasileira e americana está diminuindo, e essa diferença deve continuar a diminuir. O Itaú revisou sua projeção para a taxa Selic no final do ano, prevendo que será de 11,75%, e não descarta a possibilidade de aceleração no final do ano, ou até mesmo antes disso.

Além das decisões do Copom, o mercado cambial foi influenciado pelo cenário internacional, onde o dólar também se fortaleceu em relação a outras moedas. Dados recentes mostram que a atividade empresarial na zona do euro teve um declínio pior do que inicialmente previsto em julho.

Preocupações com o crescimento econômico global, especialmente nos Estados Unidos, e incertezas sobre possíveis aumentos de juros lá, têm deixado os investidores estrangeiros mais cautelosos em relação aos riscos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário