Bolsonaro acumula mais de 10 infrações gravíssimas de trânsito
Maioria das penalidade são por não uso do capacete ao pilotar motocicleta
Foto: Reprodução/Redes Sociais
O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), acumula ao menos 11 infrações gravíssimas de trânsito que, para o cidadão comum, resultariam na suspensão direta do direito de dirigir. As transgressões ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB) ocorreram em passeios individuais ou motociatas, segundo informações do portal Uol.
A última infração de trânsito cometida pela presidente foi no último sábado (7). Na ocasião, ele pilotava uma motocicleta sem o uso de capacete pelas ruas do município de Santa Rosa, no Rio Grande do Sul. O uso do equipamento de segurança é obrigatório para condutores e passageiros. O descumprimento da regra é classificado como infração gravíssima pela legislação. Nesse caso, o infrator também pode ser multado em R$ 293,47.
Mortes no trânsito
De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Brasil é o quinto país no ranking mundial de vítimas de trânsito: são 22 mortes por 100 mil habitantes e um terço delas é de motociclistas.
Acidentes com moto foram responsáveis por 54% de todos os sinistros registrados no país no primeiro semestre de 2021, de acordo com levantamento da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet). Em média 12 mil brasileiros perdem a vida por ano com acidentes de motocicletas.