Bolsonaro diz que 'não existe mais lei no Brasil por parte do STF'
Segundo o chefe do Executivo, ministros da Casa estão 'fora das quatro linhas' da Constituição Federal
Foto: Agência Brasil
Em entrevista divulgada nesta quarta-feira (15), o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que "não existe mais lei no Brasil" por parte do Supremo Tribunal Federal (STF).
“Não existe mais lei no Brasil por parte do STF. É uma obsessão por tentar me tirar daqui ou me fazer inelegível, ou me fazer perder as eleições.", disse o chefe do Executivo no canal de Leda Nagle, no Youtube.
Segundo Bolsonaro, os ministros do STF, Edson Fachin, Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso estão "há muito tempo fora das quatro linhas" da Constituição Federal.
Fachin é o atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que substitui Barroso no posto. Já Moraes, com quem Bolsonaro já teve diversos desentendimentos, foi eleito recentemente e presidirá a Corte Eleitoral a partir de agosto, se mantendo durante o pleito deste ano.
"O Lula é o candidato desses três. Não tenho dúvida disso. O Lula é o candidato do Fachin, do Barroso e do Alexandre de Moraes. Eles não fazem nada no outro lado, só do meu lado. Isso é claríssimo o que está acontecendo", afirmou Bolsonaro, citando o maior adversário no pleito deste ano, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Na entrevista, o presidente também voltou a citar que Fachin foi responsável por tirar Lula da prisão e torná-lo elegível, ao anular as condenações dele na Lava Jato.
"Eles ficam [os ministros] fustigando o governo, usando o poder que eles têm no Supremo para questionar o tempo todo", afirmou. "Que querem impedir (minha candidatura à reeleição) não há dúvida. Vão conseguir? Eu acho que vão fazer tumulto, eles podem até lá cassar meu registro, alguns dias depois o pleno, por exemplo, desfaz, mas fica aquela imagem para o Brasil todo", concluiu.