Bolsonaro participa de assinatura que institui Política Nacional para Assuntos Antárticos
Bolsonaro ressaltou a existência da bandeira verde e amarela do Brasil na região
Foto: Agência Brasil
O presidente Jair Bolsonaro (PL), nesta quarta-feira (15), participou da assinatura do ato que institui a Política Nacional Para Assuntos Antárticos (POLANTAR). Durante o ato, o presidente também realizou a quebra do punho da moeda, alusiva aos 40 anos do programa Antártico, ao lado do vice almirante Hugo Cavalcante Nogueira, presidente da casa da medalha do brasil.
Ao final da cerimônia, em um breve discurso, Bolsonaro ressaltou a existência da "bandeira verde e amarela" na Antártida, o que garante participação do Brasil "nos benefícios encontrados por lá". O presidente aproveitou para elogiar a Marinha, a quem chamou de "vanguarda da questão", pela dedicação em relação ao que vem sendo feito na região.
Jair Bolsonaro ainda citou o período dos anos 70, durante a ditadura militar, no governo do general Emiliano Médici, em relação às milhas marítimas do Brasil. "Lembro dos anos 70, no governo Médici, nós passamos de 12 para 200 milhas no nosso mar. Obviamente isso é uma coisa fantástica para nós. Podemos, no futuro, com mais tecnologia, explorar essa região".
Dentre os que participaram do ato, estavam o diretor de administração dos Correios, general Danilo César Aguiar de Souza, o ministro da Defesa, general Paulo Sergio Nogueira de Oliveira, o comandante da Marinha, Almir Garnier dos Santos, o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvin e o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite.