Política

Bolsonaro no TSE: entenda os próximos passos do julgamento na quinta (29)

Ministro Benedito Gonçalves, relator do caso, já votou pela inelegibilidade do ex-presidente

Por Da Redação
Ás

Bolsonaro no TSE: entenda os próximos passos do julgamento na quinta (29)

Foto: Agência Brasil

O julgamento que pode tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível por oito anos será retomado na próxima quinta-feira (29), no plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a partir das 9h. Na última terça-feira (27), o relator do caso, ministro Benedito Gonçalves, votou para condenar Bolsonaro. 

Os demais ministros votarão na seguinte ordem: Raul Araújo, Floriano de Azevedo Marques, André Ramos Tavares, Cármen Lúcia, Nunes Marques e, por último, Alexandre de Moraes. Para formar maioria são necessários quatro votos. Hoje, a votação está em 1 a 0.

Segundo o regimento interno da Corte Eleitoral, caso algum magistrado solicite vista do processo, deverá devolver os autos para a retomada do julgamento em até 30 dias, renováveis por mais 30 dias. O processo contra Bolsonaro teve como origem uma ação de autoria do Partido Democrático Trabalhista (PDT) referente a uma reunião de Bolsonaro com embaixadores em julho de 2022.

Na ocasião, o ex-presidente fez críticas ao sistema eleitoral e a reunião foi veiculada pela estatal TV Brasil. Se for considerado culpado, Jair Bolsonaro ainda pode recorrer ao próprio TSE e ao Supremo Tribunal Federal (STF). Se mantida a decisão, ele só poderá voltar à disputa eleitoral em 2030.

Veja mais: Moraes suspende sessão de julgamento contra Bolsonaro no TSE


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.