Bonito, ecoturismo de qualidade no Mato Grosso do Sul
Bonito fica a mais de dois mil e oitocentos quilômetros de Salvador
Foto: Flavio Andre MTur / Praça das Peraputangas (Bonito MS)
Se o ecoturismo e viver a natureza na mais plena acepção da palavra, é o que o viajante busca, não existe melhor opção. Considerada uma das mais belas regiões do Brasil, com seus rios e cachoeiras de águas cristalinas, fauna e flora exuberantes, onde peixes, mamíferos e répteis compartilham o mesmo habitat que mistura espécies vegetais típicas do Cerrado e da Mata Atlântica, Bonito conquista a todos que se aventuram em suas terras.
Localizada a 280 quilômetros de Campo Grande, a jovial capital do Mato Grosso do Sul, Bonito fica a mais de dois mil e oitocentos quilômetros de Salvador, fazendo com que a forma mais fácil de viajar até lá seja por avião até Campo Grande e de lá por ônibus ou van até o destino.
Em matéria de hospedagem a cidade oferece ao visitante diversas opções entre resorts, como o Zagaia Eco Resort, hotéis e pousadas como o agradável Hotel Pousada Águas de Bonito, além de albergues e campings, com níveis de conforto proporcionais ao valor das diárias. Na grande maioria delas o atendimento é especialmente atencioso e simpático, deixando os hóspedes muito à vontade para curtir ainda mais as matas, trilhas e passeios disponíveis ao turista.
Com mais de 30 sítios turísticos, Bonito apresenta cerca de 40 produtos ecoturísticos bem formatados, que vão desde a visitação das famosas e fascinantes Grutas do Lago Azul e São Mateus, cartão postal da cidade, passando pelos inesquecíveis mergulhos em águas cristalinas de rios como o da Prata, a Baía Bonita e o Sucuri, com direito ao bóia-cross no Rio Formoso, a descida de rapel no Abismo Anhumas e a beleza da vista do Buraco das Araras.
Balneários bem estruturados, com diversas opções de lazer, como arvorismo, passeios de barco, rafting, oficinas de flutuação e mergulho, exploração de cavernas, entre outras atividades totalmente integradas com a natureza, fazem com que Bonito seja considerada a capital do ecoturismo do Brasil, permitindo ao turista a oportunidade de vivenciar experiências inesquecíveis, além de proporcionar momentos mágicos de total comunhão com o meio ambiente.
A cidade também possui uma boa estrutura em restaurantes, que oferecem pratos da cozinha regional e pantaneira, como por exemplo, a carne de jacaré ou o famoso caldo de piranha. Destacam-se restaurantes como a Casa do João, especializado em peixes ou o Casarão, de comida a quilo, ou o queridíssimo Cantinho da Vovó, uma excelente opção para quem quer comer uma deliciosa comida caseira feita no fogão a lenha, como a carne desfiada ao molho de jabuticaba ou o frango ao molho de guavira, pratos típicos daquela região.
Se após um dia inteiro de atividades, o turista ainda tiver pique para curtir a noite, a dica é ir à Taboa Bar, um símbolo da cidade, com mesinhas na calçada e cujo nome faz referência à cachaça típica da região, feita com mel, guaraná em pó e canela. Além de apreciá-la purinha, vale degustar os drinks feitos à base da bebida. A música ao vivo sem hora para terminar faz do estabelecimento um dos mais concorridos de Bonito.
Se porventura você pensa que Bonito se resume a aventura e atividades todos os dias sem parar, não se preocupe, lá também é perfeito para quem também só quer relaxar e curtir sombra e água fresca, com muito ar puro e tranquilidade revigorante. Viver esse paraíso, no interior do nosso Brasil, é algo intenso e profundamente modificador, em especial no perceber que a integração com a natureza é algo perfeitamente possível no mundo de hoje. Ir a Bonito torna isso possível e vale muito a pena experimentar.