Brasil: 34% dos alunos de 15 anos repetiram de série ao menos uma vez

País também ocupa pior ranking em nº de computadores por estudantes

Por Da Redação
Ás

Brasil: 34% dos alunos de 15 anos repetiram de série ao menos uma vez

Foto: Reprodução/ Rede Amazônia

De acordo com um relatório da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgado nesta terça-feira (28), pelo menos 34% dos estudantes de 15 anos repetiram de série ao menos uma vez na escola. Este foi considerado o 4º maior percentual entre 79% dos países e territórios analisados. Como sequência está o maior percentual de reprovação em Marrocos (49,3%), Colômbia (40,8%), e Líbano (34,5%).

Por outro lado, os territórios que menos reprovam são Taipai (China) e Islândia, ambos com 0,9% de estudantes até 15 anos que já repetiram de série; seguidos por Sérvia e Belarus, cada um com 1,4%. No Reino Unido, o índice é de 2,5%; no Canadá, 5,4%; e nos EUA, 9,1%.

A queda pode indicar desinteresse pelas aulas, podendo causar abandono e evasão. No ensino médio, os jovens deixam de estudar para trabalhar e ajudar nas contas de casa em razão da crise gerada pela pandemia de Covid-19. Já no ensino superior, os alunos não conseguem pagar a mensalidade ou nem chegam a ingressar na faculdade.

O relatório também detalhou que os alunos de baixa renda têm três vezes mais chance de repetir a série. Em território nacional, 51,7% dos que repetiram pelo menos uma vez de ano estavam na parcela mais pobre da população. A maioria desses repetentes são de áreas rurais ou vilas.

Ranking de computadores por estudantes

Ainda conforme o relatório da OCDE, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de 79 países e territórios com menor quantidade de computadores por estudante na escola. O levantamento também classificou que entre os países com computadores nas escolas conectados á internet, o Brasil aparece na 52ª colocação. 

Em número de computadores por estudante na escola, o Brasil fica à frente apenas do Marrocos. Além desses dois países, aparecem nas cinco últimas posições Albânia (75º colocado), Montenegro (76º) e Kosovo (77º). Todos esses cinco países têm 0,2 computador por estudante ou menos (0,1 é a pontuação de Brasil e Marrocos, por exemplo), segundo dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa).

Já sobre a conectividade das escolas, o Brasil é o 52º colocado no ranking à frente de países como Israel (58º colocado), e vizinhos da América do Sul, como Colômbia (71º) e Argentina (72º). Os cinco primeiros colocados desse ranking são, pela ordem, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Estados Unidos e Reino Unido. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário