Economia

Brasil bate recorde de abertura de novos negócios em 2021, diz Sebrae

Foram mais de 3,9 milhões de microempreendedores formalizados

Por Da Redação
Ás

Brasil bate recorde de abertura de novos negócios em 2021, diz Sebrae

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

De acordo com um levantamento feito pelo Sebrae, com base em dados da Receita Federal, 2021 registrou um recorde de novos microempreendedores individuais. Ao todo, foram mais de 3,9 milhões de empreendedores que se formalizaram em busca de obter fonte de renda ou serem donos da própria empresa.

Em comparação com 2020, o número representou um aumento de 19,8%, quando foram criados 3,3 milhões de CNPJ, e deste total 3,1 milhões optaram por ser MEI, que corresponde a 80% dos negócios iniciados.

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, afirmou sobre o cenário: “Ao mesmo tempo que a pandemia forçou muitas pessoas a irem para o empreendedorismo por necessidade, ela também estimulou a busca desse meio de vida por oportunidade. E a tendência é que o empreendedorismo continue crescendo. O relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2020, realizado pelo Sebrae e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ), fez uma estimativa de que 50 milhões de brasileiros que ainda não empreendiam, tinham planos de abrir um negócio nos próximos três anos”.

O gestor ainda explicou que parte desse incremento foi atribuído à consolidação da figura jurídica do Microempreendedor Individual (MEI), que com um processo desburocratizado de abertura e com baixo custo de carga tributária, tem sido a principal escolha de quem quer começar a empreender. 

As microempresas correspondem a 17,35% (682,7 mil) das empresas abertas em 2021, e nesse ano, também apresentaram o maior número de empresas desse porte da série histórica.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.