Coronavírus

Brasil deve ter doses da vacina para apenas 30% do público inicial

As vacinas submetidas à análise da Anvisa devem atingir apenas 5 milhões de pessoas, caso pedidos da Fiocruz e Butantan sejam aprovados

Por Da Redação
Ás

Brasil deve ter doses da vacina para apenas 30% do público inicial

Foto: Getty Images

Caso a Anvisa dê aval para as primeiras vacinas contra a Covid neste domingo (17), o Brasil pode ter doses para apenas 30% do público previsto na primeira fase do plano nacional de vacinação, este mês. A primeira era planejada para ocorrer com trabalhadores de saúde, idosos acima de 75 anos ou asilados, população indígena e povos ribeirinhos, que somam 14,8 milhões de pessoas.

As vacinas submetidas à análise da Anvisa devem atingir apenas 5 milhões de pessoas caso, os pedidos da Fiocruz e Butantan sejam aprovados, segundo cálculo inicial da Saúde apresentado em reunião com prefeitos.

Para especialistas, a baixa oferta inicial de doses indica que o Ministério da Saúde terá que definir, com urgência, "as prioridades das prioridades" para dar o primeiro passo na imunização até que haja um cronograma exato das doses nos meses seguintes.

Embora a análise da Anvisa envolva 8 milhões de doses, o número real que estará disponível ainda dependerá do Brasil conseguir confirmar a entrega das 2 milhões de doses de vacinas previstas a serem importadas pela Fiocruz, cuja liberação imediata foi negada pelo governo da Índia. Se isso não acontecer, a previsão inicial pode ser menor. 

O Ministério da Saúde diz já ter fechado contratos para obter 354 milhões de doses de vacinas ao longo deste ano. Porém, a pasta não divulgou os cronogramas detalhados, e seu uso também deve depender de novo aval da Anvisa , por isso, técnicos planejam o início da vacinação com base apenas nesses 8 milhões e fazem a conta para 5 milhões de pessoas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.