Brasil e Reino Unido assinam novo acordo sobre Serviços Aéreos
O acordo amplia oferta de voos e operações de carga entre os dois países

Foto: Reprodução
A ministra substituta das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha, e a embaixadora do Reino Unido, Stephanie Al-Qaq, firmaram na quarta-feira (11) o novo acordo sobre Serviços Aéreos entre Brasil e Reino Unido.
O novo acordo flexibiliza as restrições existentes, permitindo que as companhias aéreas brasileiras e britânicas determinem livremente a oferta de voos bilaterais para passageiros e carga. Atualmente, o limite é de até sete voos de "ida" e o mesmo número de "volta" por semana, conforme o marco legal de 1946.
Além disso, o acordo amplia as permissões para operações de serviços cargueiros, possibilitando que as empresas aéreas dos dois países realizem transporte de carga internacional sem a obrigatoriedade de iniciar ou terminar a operação no país de origem da empresa.
O Itamaraty destaca que o novo acordo será submetido à apreciação pelo Congresso Nacional e oferecerá maior segurança jurídica para as empresas que operam rotas entre o Brasil e o Reino Unido. Espera-se que essa medida contribua para impulsionar o fluxo bilateral de comércio e turismo.