Brasil ganha medalhas de ouro e prata em competição internacional de destilados
No total, 16 produtos brasileiros foram premiados
Foto: London Spirits Awards / Divulgação
O painel de juízes da premiação London Spirits Awards deu medalhas de ouro, prata e cobre para 16 produtos de destilados brasileiros. Os resultados foram revelados no fim de março em evento em Londres.
Dos rótulos nacionais, quem levou a medalha de ouro foi o Ivaí Gin Seriguela, da Destilaria Água da Glória, em São João do Ivaí, no norte do Paraná. O gin brasileiro ficou com 91 pontos – para levar uma medalha de ouro é necessário ter mais de 90 pontos, em que a competição ranqueia os destilados até 100.
A mesma marca ainda recebeu medalhas de prata e bronze com os gins: Hibisco e Lichia (89 pontos); Abacaxi e Maracujá (88); Tangerina e Gengibre (85); London Dry (78) e Framboesa e Limão (68).
Outros rótulos de gin que trouxeram medalhas de prata para o Brasil foram: o carioca Arpo Gin (86 pontos) e os paulistas Bates Secret (82), Jardim Botânico (82), Bates Secret Expresso (80) e Bates Gin (78).
Já entre os rótulos de gin que trouxeram medalhas de bronze estão: o capixaba Sanctvm London Dry Gin (73) e os paulistas Mcqueen and the Violet Fog Ultraviolet Edition (73); Mcqueen and the Violet Fog (68) e Degas London Dry Gin (67).
O único licor entre os premiados foi o Grand Arthurium, com 72 pontos, de doce leite, produzido no município de Sete Lagoas, em Minas Gerais.
Critérios
Os destilados são julgados com base em critérios como qualidade, valor e embalagem. A competição visa reconhecer, recompensar e ajudar a promover marcas que preencham tais requisitos.
Os juízes são formados por head bartenders, gerentes, consultores, mixologistas e compradores mundiais de destilados.
Ao todo, 695 rótulos de gins entraram na competição, destilado que mais teve participação entre as outras bebidas. Em segundo lugar veio o rum e em terceiro o whiskey.