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Brasil garante 70 Leões no Cannes e supera resultado de 2021

Agências brasileiras VMLY&R, Africa e David ganharam dois ouros cada

Por Da Redação
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Brasil garante 70 Leões no Cannes e supera resultado de 2021

Foto: Reprodução/Twitter

O Brasil garantiu 3 Leões no último dia do Cannes Lions – Festival Internacional de Criatividade de 2022, elevando o número de prêmios das agências e anunciantes brasileiros para 70 neste ano, superando os 68 prêmios recebidos em 2021. Aparecem entre os destaques as agências brasileiras VMLY&R, Africa e David, que ganharam dois ouros cada.

Em 2021, no entanto, o país não recebeu nenhum Grand Prix (Grande Prêmio). O representante oficial de Cannes Lions no Brasil é o Estadão.

A David São Paulo levou o premio com uma campanha do Burger King que abordava uma linguagem ligada ao universo dos games. Com uma ferramenta “mobile”, a marca elaborou um jogo próprio em que os clientes tinham de encontrar “bugs” nas promoções do Burger King, tendo acesso a descontos.

O projeto recebeu ouros em Mobile e em Brand Experience & Activation. Edgard Gianesi, diretor executivo de criação da agência, recordou a relação de mais de uma década com o Burger King. “A gente é um grupo muito próximo de criação, produção e atendimento.”

A VMLY&R garantiu ouros nas categorias de entretenimento. Utilizando o metaverso, a agência criou uma experiência imersiva na cidade de Los Santos, uma réplica virtual de Los Angeles. A campanha para o Greenpeace mostra os efeitos de um aumento na temperatura global nessa cidade fictícia, alertando que os problemas hoje vistos na tela podem, em breve, se tornar reais.

Já a Africa recebeu Leões de Ouro por duas campanhas distintas. Em Outdoor Lions, o prêmio contemplou uma campanha para a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib). A proposta reivindicava o status de “refugiado” para o jatobá, árvore que está em perigo em seu país de origem, o Brasil.

O outro ouro veio em Social & Influencer Lions, pela campanha para a marca Brahma, da Ambev, apresentando cortes de cabelo adotados por jogadores de futebol famosos. “É um case de humor. Usa o cabelo, que é uma identidade cultural das pessoas, para falar de cremosidade”, explicou  ao Estadão o vice-presidente de marketing da Ambev, Daniel Wakswaser.

Além das três agências, a fluminense Tátil, especializada em design, também ganhou destaque. Conhecida por ter criado a marca da Olimpíada de 2016 e pela cerimônia de abertura das Paraolimpíadas daquele ano, ela ganhou dois ouros, em Industry Craft e em Design, pelo redesenho da marca do carnaval do Rio de Janeiro.

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