Economia

Brasil precisa melhorar produtividade do trabalhador para crescer, diz pesquisa

No país, a produtividade por hora trabalhada registrou queda de 4,5% em 2022

Por Da Redação
Ás

Brasil precisa melhorar produtividade do trabalhador para crescer, diz pesquisa

Foto: Reprodução/Pixabay

Embora as projeções para a economia brasileira tenham apresentado melhorias nas últimas semanas, com a desaceleração da inflação, o país ainda precisa enfrentar o desafio da baixa produtividade de sua força de trabalho para dar o salto de qualidade necessário para mudar de patamar. Segundo um levantamento do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV), a produtividade no Brasil registrou uma queda de 4,5% em 2022, após uma diminuição de 7,9% no ano anterior. A informação é do portal Metrópoles.  

Os dados revelam que a agropecuária foi o único setor a apresentar um aumento significativo na produtividade por hora trabalhada no período entre 1995 e 2022 (+5,5% ao ano). Em contrapartida, a indústria registrou uma queda de 0,4% ao ano nesse mesmo intervalo, enquanto o setor de serviços teve um crescimento modesto de apenas 0,2% ao ano.

A produtividade de um trabalhador é sua capacidade de produzir mais com menos recursos. Na prática, isso significa otimizar o trabalho e entregar mais resultados com menor esforço. Para medir o nível de produtividade de um país, os especialistas dividem o Produto Interno Bruto (PIB) pelo número de trabalhadores ou de horas trabalhadas.

“A produtividade por hora trabalhada significa quantos reais de produção um trabalhador gera por uma hora em que ele trabalhou, em média. Ou seja, quanto uma hora trabalhada gera em reais”, explica Fernando Veloso, pesquisador sênior da área de Economia Aplicada do Ibre-FGV e coordenador do Observatório da Produtividade Regis Bonelli.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.