Brasil registra casos de gripe aviária
Ministério da Agricultura e Pecuária garante que Brasil continua sendo "país livre" da Influenza aviária
Foto: Reprodução
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou que nesta segunda-feira (15) detectou a gripe aviária em duas aves silvestres no litoral do Espírito Santo. Através de nota, a pasta informou que a notificação não afeta a condição do Brasil, de ser considerado um "país livre" da Influenza aviária.
A investigação nas aves começou na última quarta-feira, 10, no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo, que confirmou os dois casos. A Influenza aviária é altamente contagiosa e afeta principalmente os animais domésticos e silvestres.
A pasta informou ainda que "depender da evolução das investigações e do cenário epidemiológico, novas medidas sanitárias poderão ser adotadas pelo Mapa e pelos órgãos estaduais de sanidade agropecuária para evitar a disseminação".
O Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa já notificou a OMSA a respeito da detecção, bem como responderá aos questionamentos da sociedade, como usualmente o faz.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, declarou estado de alerta para aumentar a mobilização do setor privado e de todo o serviço veterinário oficial para incrementar a preparação nacional, aumentando a vigilância sobre a pandemia de IAAP.