Professores baianos criam jogos para o sistema SUS que traz conhecimentos sobre saúde
Objetivo é usar a tecnologia para estimular práticas mais saudáveis a população
Foto: Divulgação
A professora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Suiane Costa, juntamente com outros pesquisadores, desenvolveu jogos de tabuleiro com tecnologia educacional para o Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de estimular práticas mais saudáveis a população.
Até o momento, quatro jogos estão em processo de testagem com os públicos-alvos. O primeiro jogo se chama "Imuniza Game", e é sobre planejamento e gestão de uma campanha vacinam.
O segundo, que se chama ‘Guerreiros de Saludis: ataque ao estresse’, tem como propósito fazer o jogador pensar como o estresse atua no organismo humano e quais medidas de autocuidado o indivíduo pode ter.
O terceiro, o ‘Istar: uma batalha pela saúde’, é um game pensado para que adolescentes possam discutir sobre educação sexual de maneira lúdica.
O último, o Odara, é um jogo sobre atenção à saúde da comunidade LGBTQIAPN+.
Após a fase de ajustes finais, os produtos ficarão disponíveis de forma online e gratuita.
“No segundo semestre de 2023, vamos lançar esses produtos no portal da Uneb para que possam ser utilizados por qualquer pessoa, em qualquer lugar. Os jogos podem ser impressos por todo tipo de impressora e serem utilizados como tecnologias educacionais para promover saúde”, diz a professora.