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Brasil registra entrada de quase 1 milhão de turistas internacionais em janeiro de 2024

Todos os principais emissores de visitantes para o país registraram aumento de fluxo, exceto a Argentina, que vive o agravamento de crise econômica

Por Da Redação
Ás

Brasil registra entrada de quase 1 milhão de turistas internacionais em janeiro de 2024

Foto: Luciola Vilella/MTur Destinos

Dados divulgados pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Ministério do Turismo (MTur) e Polícia Federal apontam que 956.737 turistas do exterior escolheram o Brasil como destino turístico em janeiro deste ano.  

Os números demonstram a manutenção do patamar do verão anterior, com uma pequena queda de -1,4%, puxado pela menor frequência dos argentinos, que enfrentam uma grave crise econômica. No total, foram 14.538 turistas internacionais a menos, já que nos primeiros 31 dias de 2023 o território nacional recebeu 971.275 visitantes de fora.

Quanto aos turistas da Argentina, principal emissor do Brasil, a queda chegou a 19%, ou menos 110.310 turistas na comparação com janeiro de 2023, quando 562.446 visitaram o país. Este ano, foram 452.136 argentinos.  

No que diz respeito aos principais emissores além da Argentina, o Paraguai registrou um aumento de 22,9%, consolidando-se como o segundo maior emissor de turistas para o Brasil em janeiro de 2024. O Chile conquistou o terceiro lugar, apresentando um crescimento de 47,8% no número de turistas, consolidando sua posição como terceiro maior mercado emissor, retornando aos níveis pré-pandêmicos.

Em quarto lugar, no mês de janeiro, o Uruguai passou de 56.438 turistas enviados ao Brasil para 62.848 no mesmo período deste ano - um aumento de 6.410, ou 11,3%. Na sequência, em quinto, vem os Estados Unidos, com alta no número de turistas em janeiro que chegou a 8,9%. O país foi de 47.651 em janeiro do ano passado para 51.919 este ano, 4.268 a mais.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou as medidas compensatórias que permitiram a manutenção dos níveis de entrada de turistas internacionais na largada do verão. 

“Com a adoção dessa estratégia, foi possível manter o registro da entrada de turistas internacionais no Brasil em patamares equivalentes aos de janeiro do ano passado. Mantivemos a atenção na Argentina, é o nosso principal mercado e não vai deixar de ser, mas temos resultados muito importantes e no curto prazo em todo o continente, com destaque para Chile e Paraguai”, explicou.

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