Saúde

Brasil registra segundo maior número de casos de dengue em 2024

País ultrapassa marca de 1,6 milhão de casos prováveis da doença nas primeiras dez semanas do ano

Por Da Redação
Ás

Brasil registra segundo maior número de casos de dengue em 2024

Foto: Agência Brasil

O Brasil contabilizou mais de 1,6 milhão de casos prováveis de dengue em 2024, conforme atualização do Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde divulgada nesta sexta-feira (16). Com um total de 1.684.781 casos registrados nas primeiras dez semanas do ano, o país superou a marca de 2023, que foi de 1.658.816 casos.

O número representa o segundo maior registro desde o início da série histórica em 2000, sendo o recorde de casos prováveis alcançado em 2015, com 1.688.688 registros. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando o Brasil havia registrado 326.342 casos, o aumento é significativo.

Além disso, foram confirmadas 513 mortes desde janeiro, com mais 903 casos em investigação. Em 2023, foram relatados 202 óbitos durante o mesmo período.

Um estudo recente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) publicado no portal Scientific Reports da Nature destaca o aumento da dengue no interior do Brasil, atribuído ao crescimento de eventos climáticos extremos e à urbanização incompleta, além da degradação ambiental. A propagação da doença para regiões antes menos afetadas, como Sul e Centro-Oeste, também é observada, evidenciando a influência das mudanças climáticas.

O controle da dengue continua sendo uma responsabilidade compartilhada entre a sociedade, o governo e os profissionais de saúde. Cerca de 75% dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, estão nos domicílios, destacando a importância da eliminação desses criadouros para prevenir a proliferação do mosquito.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.