Brasil registrou 15 apagões no primeiro semestre de 2023, diz governo
No ano passado, foram 42 duas ocorrências no país
Foto: Reprodução/Pixabay
Dados do Ministério de Minas e Energia (MME) revelam que o Brasil registrou 15 apagões entre janeiro e junho deste ano. Na manhã desta terça-feira (15), a falta de energia afetou 25 estados e o Distrito Federal. De acordo com a pasta, a situação foi restabelecida em todo o país .
Além disso, os dados mostram que o país registrou 42 apagões no ano passado. Segundo os boletins de monitoramento do sistema elétrico brasileiro, a soma desses registros resultou em uma interrupção de carga de 10.482 MW em 2022. No decorrer deste ano, já foram 3.382 MW. Um dos maiores episódios de 2023 ocorreu em 22 de março, na região metropolitana de Manaus, quando "desligamentos automáticos múltiplos" totalizaram cerca de 500 MW.
Apagão
Um apagão, também conhecido como blecaute, é a interrupção total ou parcial do funcionamento do sistema elétrico. Isso ocorre devido a falhas na transmissão, causadas pela falta de fornecimento de energia em uma determinada região do país. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) classifica como falhas no sistema elétrico em duas categorias distintas: ocorrências e contínuas.
Uma ocorrência, como registrada nesta terça-feira (15), é um evento ou situação que leva o Sistema Interligado Nacional (SIN) a operar fora das condições normais. As perturbações, conforme definidas pela agência, são identificadas pelo desligamento forçado de componentes do SIN.