• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Brasil registrou mais de 3,4 milhões possíveis violações de direitos humanos em 2023
Brasil

Brasil registrou mais de 3,4 milhões possíveis violações de direitos humanos em 2023

Segundo Anistia Internacional, número indica aumento de 40% em relação a 2022

Por Da Redação
Ás

Brasil registrou mais de 3,4 milhões possíveis violações de direitos humanos em 2023

Foto: Agência Brasil/Fernando Frazão

Um relatório da Anistia Internacional, divulgado nesta quarta-feira (24), revela que o Brasil registrou mais de 3,4 milhões de possíveis violações de direitos humanos em 2023. O número considera os registros da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, do governo federal, e indica uma alta de 41% em relação às denúncias registradas em 2022.

De acordo com o documento, o país "continua a ter um dos maiores níveis de desigualdade do mundo". Essa realidade afeta principalmente negros, mulheres e pessoas trans. 

Com mais de 400 páginas, o relatório considera dados de 156 países. Ainda em relação à situação brasileira, o levantamento aponta que pelo menos 394 pessoas foram mortas por policiais em operações no Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia.

 Entre outros dados alarmantes destacados estão:

-Pelo menos três ativistas de direitos humanos foram mortos por mês no Brasil entre 2020 e 2023, segundo a ONG Justiça Global.
-De janeiro a outubro de 2023, a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos registrou 3.873 possíveis violações contra pessoas trans, mais do que os 3.309 registrados em todo o ano de 2022.
-Pelo menos 19 mulheres morreram em circunstâncias de abortos não seguros, uma vez que a interrupção provocada da gravidez é crime no Brasil, exceto em algumas circunstâncias excepcionais.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário