Brasil se torna líder mundial no combate à tuberculose

Em 2018, foram diagnosticados 75 casos novos da doença em brasileiros, com cerca de 4,5 mil vítimas fatais

Por Da Redação
Ás

Brasil  se torna líder mundial no combate à tuberculose

Foto: Reprodução

O Brasil se tornou líder mundial no combate à tuberculose, fazendo com que nos próximos três anos, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, presida a organização internacional Stop TB Partnership, que atua para eliminar a doença, em Jacarta, na Indonésia. No ano passado, foram diagnosticados 75 casos novos da doença em brasileiros, com cerca de 4,5 mil vítimas fatais.

Com o mandato de três anos na Stop TB, o Brasil terá a missão de ser porta-voz da luta mundial contra a tuberculose para reduzir a circulação da doença até 2035, meta defendida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A tuberculose tem cura e tanto o diagnóstico como o tratamento são ofertados no Sistema Único de Saúde (SUS). O tratamento dura, em média, seis meses.

STOP TB  é reconhecida como um órgão internacional único, com capacidade de alinhar atores em todo o mundo na luta contra a tuberculose. A instituição conta com cerca de 1.700 representantes em mais de 100 países, incluindo governos, organizações internacionais, agências de pesquisa e financiamento, além de fundações e ONGs.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário