• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Brasil tem 1,3 milhão de autodeclarados quilombolas, revela Censo de 2022
Brasil

Brasil tem 1,3 milhão de autodeclarados quilombolas, revela Censo de 2022

Pela primeira vez o questionário do Censo incluiu perguntas para identificar essa parcela da população

Por Da Redação
Ás

Brasil tem 1,3 milhão de autodeclarados quilombolas, revela Censo de 2022

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

O Censo de 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), trouxe revelações inéditas sobre a presença das comunidades quilombolas no Brasil. Segundo os dados divulgados nesta quinta-feira (27), o país possui 1,3 milhão de pessoas que se autodeclaram quilombolas. Pela primeira vez, o questionário do Censo incluiu perguntas para identificar essa parcela da população, que representa uma importante herança histórica e cultural.

Historicamente, os quilombos foram locais de liberdade e resistência, abrigando comunidades de pessoas escravizadas fugitivas entre os séculos XVI e XIX. Após cem anos da abolição da escravidão, a Constituição de 1988 criou a nomenclatura "remanescentes de comunidades de quilombos", sendo posteriormente substituída pelo termo "quilombola".

Das 5.570 cidades do país, 1.696 (30,5%) têm moradores que se autodeclaram quilombolas. No entanto, a maioria dessas cidades apresenta um baixo número de pessoas com essa identificação. Apenas 888 municípios possuem menos de 200 quilombolas. Por outro lado, a concentração dessa população é expressiva em poucas cidades, sendo 110 municípios responsáveis por abrigar 50% dos quilombolas do Brasil.

Bahia, Maranhão e Pará são os estados com maior número de cidades que concentram essas comunidades, destacando Salvador, que conta com mais de 15 mil autodeclarados quilombolas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.