Economia

Brasil tem 34% de mulheres a frente de empresas de médio porte

A porcentagem é maior do que o índice mundial, de 29%

Por Da Redação
Ás

Brasil tem 34% de mulheres a frente de empresas de médio porte

Foto: Thinkstock

Segundo dados da Grant Thorton International, divulgados recentemente, 34% dos cargos de liderança em empresas de médio porte são exercidos por mulheres no Brasil. Os dados ficam acima da média mundial, de 29%. 

Nos últimos anos, diversas empresas passaram a colocar no holofote as iniciativas de diversidade, inclusão e igualdade de gênero. As informações são da CNN. 

No entanto, mesmo com o número a frente da média mundial, três em cada 10 pessoas (27%) admitem que se sentem desconfortáveis em ter uma mulher como chefe, conforme dados da pesquisa “Atitudes Globais pela Igualdade de Gênero” (em tradução livre do inglês), publicada em 2019 pela Ipsos.

Além disso, outra pesquisa realizada pela Pearson, em que foram ouvidas 6 mil mulheres em seis países (EUA, Reino Unido, Brasil, México, Índia e China), apontou que 74% das entrevistadas ainda veem o preconceito e a discriminação como impeditivos durante a busca de novas oportunidades de trabalho.

No levantamento, 77% das entrevistadas também apontam ter preocupações em encontrar um emprego que lhes paguem o suficiente para sustentar a si mesmas e suas famílias.

A diretora comercial da Pearson, Heloisa Guerato, afirmou que o aumento do número de lideranças femininas, por si só, não se sustenta. “As empresas precisam ir além de somente aumentar a presença feminina em seus quadros e promover condições para quem essas mulheres possam desenvolver suas carreiras”, defendeu.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário