Economia

Brasil tem maior juro real projetado em 2022, aponta pesquisa

Atualmente, país tem uma das maiores taxas de juros do mundo

Por Da Redação
Ás

Brasil tem maior juro real projetado em 2022, aponta pesquisa

Foto: Agência Brasil

Um levantamento feito pela Necton Investimentos, do BTG Pactual, aponta que, apesar de ter uma das maiores taxas de juros do mundo, o Brasil pode terminar 2022 liderando também o chamado "juro real". Nesse caso, se desconta a perda pela inflação. Atualmente, a taxa de juros real brasileira projetada para o fim deste ano está na casa dos 6,5%.

Ainda de acordo com os dados, o país lidera na projeção de juro real na comparação com outros 37 países. Conforme a tabela abaixo, o juro real no Brasil está acima das previsões para países como Argentina e Turquia, onde os juros nominais são muito altos, acima de 20% e 50%, respectivamente, mas o juro real ficará negativo devido à alta inflação.

No Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), foi usado no levantamento uma alta de 5,23% no ano. Já para a Selic, até esta semana, a aposta na mediana do boletim Focus era de que o Brasil terminasse 2022 com taxa básica de juros em 11,75%. "O valor [do juro real brasileiro] é praticamente o dobro da taxa projetada para o segundo lugar, que é a Rússia, que deve ter uma taxa de juros de 8,1%, contra uma inflação de 4,8%, o que dá uma taxa real de 3,3%", escreveu em nota a clientes André Perfeito, economista-chefe da Necton.

Em países desenvolvidos, no geral, são observadas inflação e taxa de juros em patamares menores, fazendo com que o juro real também seja menor. Um aumento de 1,5 ponto percentual na Selic é esperado para a reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central, que começa nesta quarta-feira (2).  Assim, a taxa de juros chegaria a 11,75% já nesta semana. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário