Brasil tem um caso provável de hepatite infantil misteriosa; 71 estão em investigação
Um menino de 11 anos morreu no Hospital da Criança, no Rio de Janeiro, com suspeita da doença
Foto: Reprodução/Agência Brasil
Após entrar na lista dos países em atenção para possíveis casos de hepatite de causa desconhecida, o Brasil começa a investigar 71 casos suspeitos da doença. De acordo com o Ministério da Saúde, até domingo (5), foram notificados 106 casos, 34 foram descartados e 1 foi classificado como provável.
Neste domingo, um menino de 11 anos morreu no Hospital da Criança, no Rio de Janeiro, sob suspeita de hepatite aguda de origem desconhecida. A criança residia no Campos dos Goytacazes, no Norte do Rio de Janeiro, onde recebeu os primeiros atendimentos e teve a suspeita da doença levantada pelos médicos.
Como informou a prefeitura, a criança deu entrada no Hospital Ferreira Machado na última quarta-feira (1), após apresentar sintomas como náusea, vômito, queda do estado geral, evoluindo para uma alternância de sonolência com agitação e icterícia.
Os médicos explicaram que os exames revelaram a presença de uma inflamação hepática, apresentando critérios para caso provável de hepatite aguda de origem desconhecida.
“Ainda no Hospital Ferreira Machado, o menino foi submetido a exames que afastaram a possibilidade de hepatite tipo A, B e C e também dengue. Foi realizada ainda pesquisa de antígeno para detecção de coronavírus, mas o resultado foi negativo. Também foi descartada a possibilidade de hepatite medicamentosa”, diz a nota.
Segundo o município, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) foi notificada sobre o caso. Agora, aguarda a conclusão do material encaminhado para análise no Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen/RJ). O caso está sendo investigado.