Brasil ultrapassa EUA e se torna líder na exportação de milho
Exportação brasileira chegou a 57 milhões de toneladas na safra 2022/2023
Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil
O Brasil ultrapassou os Estados Unidos e se tornou o novo campeão global na exportação de milho, segundo dados divulgados pelo Departamento de Agricultura dos EUA. Na safra de 2022/2023, as exportações americanas somaram 42,2 milhões de toneladas, enquanto as brasileiras chegaram a 57 milhões de toneladas.
A estimativa para o período 2023/2024 mostra que o Brasil seguirá em vantagem. As exportações dos EUA devem chegar a 52 milhões de toneladas e as brasileiras, 55 milhões de toneladas.
A conquista do Brasil se deu, principalmente, devido aos entraves climáticos travados pelos Estados Unidos. Uma forte estiagem no país causou um impacto negativo nas colheitas americanas.
À Metrópoles, Ana Laura Menegatti, da consultoria MBAgro, informou que os Estados Unidos ainda são o maior produtor mundial de milho, mesmo com a queda nas exportações.
Em 2023, o Brasil vai colher 130 milhões de toneladas de milho e os americanos vão produzir três vezes mais, com cerca de 390 milhões de toneladas.
“A diferença é que nosso consumo de milho é pequeno frente ao deles, o que nos permite exportar mais”, disse a especialista. “Além disso, temos a opção de produzir etanol a partir da cana-de-açúcar e não do milho, como é comum por lá.”