Política

Bruno Dantas diz não ver possibilidade de Judiciário reverter venda da Eletrobras

Presidente do TCU afirmou que privatização da estatal foi realizada com "amparo da lei"

Por Da Redação
Ás

Bruno Dantas diz não ver possibilidade de Judiciário reverter venda da Eletrobras

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, afirmou nesta segunda-feira (27) que não vê possibilidade do Judiciário reverter a privatização da Eletrobras, pois processo foi realizado com "amparo da lei".

"Considero legítimo o debate, mas algo que se encontra pronto, acabado e que se encontra em vigência, considero difícil o STF entrar numa questão como essa, porque existe o ato jurídico perfeito, a própria Constituição garante. Não vejo muito espaço para discussão judicial", afirmou.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou na semana passada a venda da empresa. A privatização aconteceu em 2022 sob a gestão de Jair Bolsonaro (PL). Para o presidente Lula, a venda da estatal de energia foi “crime de lesa-pátria”, ele afirmou que “não vai ficar por isso” e que o governo voltaria a ser dono da empresa.

O presidente do TCU afirmou ainda que os questionamentos sobre a redução dos votos da União nas decisões da empresa são legítimos. "Como alguém que tem 40% do capital só pode exercer 10% dos votos? Foi uma escolha que foi feita e quando isso foi feito estava ao amparo da lei", ressaltou.

Aos jornalistas, Dantas disse que uma reconsideração da privatização só poderia ser feita “se for apontada qualquer ilegalidade”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.