Butantan negocia distribuição de 15 milhões da CoronaVac para Américas e África
Doação seria pacote adicional de imunizantes descartado pelo Ministério da Saúde, diz diretor do instituto

Foto: Reprodução/ Instituto Butantan
De acordo com o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, as 15 milhões de doses de vacina CoronaVac paradas no instituição podem ter destino internacional. De acordo com ele, há negociações de distribuição para países das Américas e da África.
Segundo Covas, ele aguardava a resposta do Ministério da Saúde para saber do interesse em receber esse pacote adicional de imunizantes mas a resposta foi negativa.
Em entrevista à um jornal, Dimas Covas afirmou que atualmente há dificuldade de comercialização da vacina para países vizinhos. Segundo ele, as nações têm dificuldade em arcar com os custos da vacina. Por isso, a necessidade de incluir a CoronaVac no mecanismo Covax Facility, uma aliança de distribuição de imunizantes ligada à Organização Mundial da Saúde.
Em nota, o Ministério da Saúde informou que contará, no ano que vem, “com um saldo remanescente de 134 milhões de imunizantes de 2021, somada à aquisição de 100 milhões de doses da Pfizer e 120 milhões de AstraZeneca. Essas duas vacinas foram escolhidas por terem o registro definitivo na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a aprovação por parte da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec)”.
A pasta ainda informou que eventuais doações envolvendo esse quantitativo de aplicações é de responsabilidade do instituto, o governo federal apenas responde pelos 100 milhões já contratados e pagos.