• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Caatinga é bioma predominante em 54% dos 417 municípios baianos, diz IBGE

Caatinga é bioma predominante em 54% dos 417 municípios baianos, diz IBGE

No Brasil como um todo, a Mata Atlântica é o bioma mais presente

Por Da Redação
Ás

Caatinga é bioma predominante em 54% dos 417 municípios baianos, diz IBGE

Foto: Reprodução/Pixabay

Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta sexta-feira (28), revela que a Bahia, com uma área de cerca de 564,8 mil quilômetros quadrados, se estende por três dos seis biomas brasileiros. No entanto, a Caatinga predomina na maioria dos municípios baianos, ocupando a maior parte do território de 225 das 417 cidades, o que equivale a 54% do total.

O bioma Caatinga é exclusivamente brasileiro, localizado no Nordeste do país. Apresenta clima semiárido, com altas temperaturas e irregularidades nas chuvas. Já o segundo bioma mais presente na Bahia é a Mata Atlântica, que predomina em 41,7% dos municípios do estado (ou 174), ao longo da costa. 

Já o Cerrado é o bioma mais representativo em 18 cidades baianas (4,3% do total), quase todas localizadas no Oeste do estado. 

Foto: Reprodução/IBGE

No Brasil como um todo, a Mata Atlântica é o bioma mais presente, predominando em quase metade dos municípios (2.741 dos 5.570, ou 49,2% do total). Em seguida, estão a Caatinga, o Cerrado, a Amazônia, o Pampa e o Pantanal, que predominam em apenas 9 municípios.

Embora cada município tenha seu bioma predominante, na Bahia uma em cada cinco cidades está localizada em mais de um bioma, ou seja, é considerada interbioma: 89 das 417 ou 21,3% do total.  Duas dessas, Piripá e Tremedal, ambas no Centro-Sul baiano, abrigam os três biomas identificados no estado, Caatinga, Mata Atlântica e Cerrado, nessa ordem de predominância. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.