Câmara de Caxias vota nesta terça (16), cassação de vereador acusado de racismo e xenofobia contra trabalhadores baianos
Sandro Fantinel fez fala em plenário desmerecendo trabalhadores resgatados em situação análoga à escravidão
Foto: Divulgação/Câmara de Caxias do Sul
O pedido de cassação do vereador Sandro Fantinel (sem partido) será julgado nesta terça-feira (16), a partir das 9h30, em sessão extraordinária no plenário da Câmara de Caxias do Sul (RS).
Fantinel é acusado de quebra de decoro parlamentar após falas preconceituosas contra trabalhadores baianos resgatados em situação de trabalho análogo à escravidão, durante discurso em plenário no mês de fevereiro.
Além disso, o vereador também foi indiciado pela Polícia Civil por crime de racismo e o inquérito está nas mãos do Ministério Público do Rio Grande do Sul, que analisa o caso e pode enviar denúncia à Justiça.
Quatro denúncias foram feitas pela casa legislativa contra Sandro Fantinel. Para que o edil seja cassado, são necessários ao menos 16 votos favoráveis a uma das denúncias, o correspondente a dois terços da composição do plenário.
Como cada vereador terá até 15 minutos para discursar durante o voto e Fantinel terá até duas horas para a defesa, o julgamento deve durar até o fim da semana.