Política

Câmara dos Deputados aprova moção de repúdio contra guerra na Ucrânia

O texto aprovado tem autoria do deputado Danilo Forte (PSDB-CE)

Por Da Redação
Ás

Câmara dos Deputados aprova moção de repúdio contra guerra na Ucrânia

Foto: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (10), uma moção de autoria do deputado Danilo Forte (PSDB-CE), contra a guerra na Ucrânia. “O povo brasileiro exige desta Casa, da Câmara dos Deputados, que representa a população, um posicionamento. Nós não podemos ser favoráveis a essa carnificina, a essa humilhação que o povo ucraniano está vivendo neste momento”, disse o autor.

O texto aprovado afirma que a Câmara reforça que as relações entre os países "devem ser pautadas no diálogo, com respeito aos direitos fundamentais do homem e internacionais de independência das nações".

O 1º vice-presidente da Casa, deputado Marcelo Ramos (PSD-AM), disse que matéria só seria votada se houvesse consenso dos partidos sobre o texto, já que esse tipo de moção, sobre assuntos internacionais, deveria ser de iniciativa da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional.

A justificativa do texto diz que a Câmara “endossa que todos os Estados devem manter sua autonomia e preservar seus territórios, garantindo o bem estar das gerações atuais e futuras”.

A oposição contestou a versão inicial do pedido de moção. Para o líder do PCdoB, deputado Renildo Calheiros (PCdoB-PE), trata-se de uma guerra entre dois países capitalistas. “A crise dos mísseis de Cuba [em 1962] na verdade ocorreu porque os Estados Unidos primeiramente colocaram mísseis na Turquia”, lembrou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.