Campanha contra aumentos de tarifa de ônibus no Brasil é lançada pelo Idec
Instituto apresenta outros caminhos para resolver a crise financeira do setor

Foto: Jefferson Peixoto/Secom/PMS
Uma campanha contra os aumentos de tarifas de ônibus em todo o Brasil, foi lançada neste mês de dezembro pela ONG de Defesa do Consumidor (IDEC), com objetivo de mostrar outros caminhos para compensar a crise financeira do setor, que é nacional. Até este momento, já foram anunciados aumentos no Distrito Federal, Campo Grande (MS), Porto Velho (RO) e Blumenau (SC).
A campanha apresenta alternativas para as prefeituras conseguirem bancar o aumento do custo de operação do serviço. Entre elas estão o subsídio do serviço com o orçamento público; a busca por novas fontes de financiamento, como publicidade e taxação de estacionamento; compras de insumos ou atividades para ceder às empresas operadoras, como foi feito no Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Além da fiscalização das contas e revisão dos custos de operação; investimento em corredores de ônibus e faixas exclusivas, que tornam as viagens mais rápidas e, portanto, mais baratas; além da criação do vale-transporte social.
As possibilidades são aprofundadas em um Guia, produzido pelo Idec, que apresenta boas práticas de gestão de ônibus na visão do usuário. Além disso, o Instituto relaciona as cidades que subsidiaram o transporte público durante a pandemia, bem como as cidades, incluindo o Distrito Federal, que já receberam do governo federal subsídio para as empresas de ônibus, trens e metrôs.