• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Cão de serviço que seria entregue a criança com autismo é proibido de embarcar em voo no RJ

Cão de serviço que seria entregue a criança com autismo é proibido de embarcar em voo no RJ

Tutora do cão Ted possuía autorização judicial, que foi negada pela companhia aérea

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Cão de serviço que seria entregue a criança com autismo é proibido de embarcar em voo no RJ

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um cão de serviço, que auxilia no tratamento de uma criança autista, foi impedido de embarcar em um voo no Rio de Janeiro, no último sábado (24). A tutora do cão possuía autorização judicial para transportar o cão pelo transporte aéreo, mas a companhia TAP Air Portugal impediu a entrada do animal.

O cão, chamado Ted, embarcaria com a tutora em um voo com destino a Lisboa, capital de Portugal, onde ao desembarcar em solo europeu seria entregue a irmã da tutora, portadora do espectro autista (TEA).

Ted é um cão de serviço essencial para que a criança, de 12 anos, com autismo não verbal, consiga controlar crises. Especialistas apontam a importância dos cães de serviço para crianças com autismo, e relatam que a interação com animais pode melhorar a abordagem comportamental dessas crianças.

Embora a tutora tenha apresentado a autorização judicial para o embarque de Ted, a TAP recusou e afirmou que a decisão judicial violava o manual de operações de voo, comprometendo a segurança a bordo, e por isso optou por cancelar o voo.

Segundo a defesa da passageira, ao negar o transporte do animal na cabine da aeronave, a TAP sugeriu que o cão fosse levado no bagageiro. Ao desobedecer a decisão, da 5ª Vara Cível de Niterói, a PF impediu a decolagem da aeronave e autuou um gerente da empresa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário