• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Caracol indiano que poderia causar meningite se espalha por 11 estados brasileiros

Caracol indiano que poderia causar meningite se espalha por 11 estados brasileiros

Levantamento foi feito por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Por Da Redação
Ás

Caracol indiano que poderia causar meningite se espalha por 11 estados brasileiros

Foto: Reprodução/G1

Uma espécie de caracol indiano já foi encontrada em 11 estados do Brasil nas últimas duas semanas. O levantamento foi feito por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Além de gerar impactos para hortas e jardins, estudiosos confirmam a possibilidade desses indivíduos serem vetores de Angiostrongylus spp, verme causador da angiostrongilíase e meningite eosinofilica em animais e humanos.

De acordo com a coordenadora da pesquisa e mestre em biodiversidade, Larissa Teixeira, após a divulgação do surgimento da espécie no Brasil, várias pessoas entraram em contato com ela para informar o encontro do caracol, da espécie Macrochlamys. Até então, só havia registro em Cubatão e Santos, no litoral de São Paulo, e em Maringá e Matinhos, no Paraná.

"Surgiram registros fotográficos em mais nove estados: Acre, Amazonas, Pará, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina e Minas Gerais", afirmou.

Ainda segundo a pesquisadora do grupo do Laboratório de Ambientes Insularizados (LABIN) da Unesp em São Vicente, não é possível calcular a quantidade desses indivíduos, pois há inúmeros registros.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário