Caracol indiano que poderia causar meningite se espalha por 11 estados brasileiros
Levantamento foi feito por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Foto: Reprodução/G1
Uma espécie de caracol indiano já foi encontrada em 11 estados do Brasil nas últimas duas semanas. O levantamento foi feito por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Além de gerar impactos para hortas e jardins, estudiosos confirmam a possibilidade desses indivíduos serem vetores de Angiostrongylus spp, verme causador da angiostrongilíase e meningite eosinofilica em animais e humanos.
De acordo com a coordenadora da pesquisa e mestre em biodiversidade, Larissa Teixeira, após a divulgação do surgimento da espécie no Brasil, várias pessoas entraram em contato com ela para informar o encontro do caracol, da espécie Macrochlamys. Até então, só havia registro em Cubatão e Santos, no litoral de São Paulo, e em Maringá e Matinhos, no Paraná.
"Surgiram registros fotográficos em mais nove estados: Acre, Amazonas, Pará, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina e Minas Gerais", afirmou.
Ainda segundo a pesquisadora do grupo do Laboratório de Ambientes Insularizados (LABIN) da Unesp em São Vicente, não é possível calcular a quantidade desses indivíduos, pois há inúmeros registros.