Após 5h exposta, ‘vaca magra’ é retirada da Bolsa de Valores para não ser apreendida
Os próprios manifestantes que colocaram a escultura retiraram para não ser levada pela PM

Foto: Reprodução
A escultura de uma vaca magra amarela foi instalada em frente ao prédio da Bolsa de Valores, no Centro de São Paulo, na manhã desta quinta-feira (9). A obra compõe uma intervenção de cunho social desenvolvida pela artista cearense Márcia Pinheiro.
Nas redes sociais, ela postou uma foto com os dizeres: "É hoje. Chegando". No entanto, por volta das 11h, um produtor responsável pela intervenção levou a escultura embora antes que ela fosse apreendida pela polícia. A ação, chamada "vacas magras", já foi realizada em outras cidades, como Fortaleza, onde a escultura, pintada de branco, foi colocada em frente à sede da Secretaria de Educação do Ceará.
A capital paulista já tinha visto uma escultura semelhante. No início do mês passado, foi instalado um 'Touro de Ouro' também na frente da Bolsa Valores. Ele foi retirado pela Prefeitura após multa por falta de licença. Alvo de protestos, a estátua do Touro de Ouro violou a Lei Cidade Limpa e não tinha autorização da Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU) para ser instalada.