Coronavírus

Cardiologista esclarece sobre a utilização da máscara de proteção e a prática esportiva

Não há perigo em praticar esporte utilizando a máscara, afirma o especialista

Por Da Redação
Ás

Cardiologista esclarece sobre a utilização da máscara de proteção e a prática esportiva

Foto: Reprodução

O presidente Bolsonaro incluiu as academias como serviços essenciais, ou seja, as atividades podem ser mantidas mesmo durante a pandemia da covid-19. O Decreto foi publicado no Diário Oficial desta segunda-feira (11). A decisão pela abertura é opcional para cada estado. Com isso, surge a dúvida: as pessoas devem utilizar as máscaras durante as atividades físicas na academia?

A morte de dois jovens chineses trouxe um alerta sobre a segurança de praticar esportes utilizando a máscara de proteção contra o novo coronavírus. Com uma semana de diferença, os jovens de 14 anos morreram durante uma aula de ginástica enquanto utilizavam máscara.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), não será necessário treinar com uma máscara e luvas, as academias deverão apenas reforçar os protocolos de limpeza e oferecer gel desinfetante aos clientes, porém, ainda não se sabe se essas medidas serão aplicadas.

O cardiologista Ricardo Ladeiras Lopes explica que a máscara funciona como uma barreira que impede a projeção de gotículas. Mas além de condicionar o ar que respiramos, também perturba o fluxo do mesmo que entra e sai dos pulmões pelas vias aéreas superiores, situação que depende do tipo de máscara utilizada e da intensidade do esforço.

A "pequena" alteração dos valores de oxigênio e dióxido de carbono, como indica o especialista, parecem então indicar que o perigo é relativamente baixo, o que já adianta que o risco de morte é também reduzido

Ricardo Ladeiras Lopes afirma que a umidade da máscara pode levar "à perda da normal capacidade de filtração das gotículas emitidas pelo portador da máscara". O especialista alerta ainda, para o fato da máscara não substituir o distanciamento social superior a dois metros, que deve ser mantido durante a prática de exercício físico em espaços públicos.

O cardiologista Ricardo Ladeiras Lopes diz que a única alternativa a não utilização da máscara é fazer exercício físico em casa ou em isolamento, de forma a não colocar em risco outras pessoas. Este é um dos métodos que pode ser adotado por quem não se sentir confortável com este material de proteção ou quem tiver indicações médicas para não usar máscara durante a prática esportiva.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.