Cardiotórax mantém credenciamento com o Planserv!
Aos detalhes...

Foto: Divulgação
Cardiotórax – Cooperativa de Cirurgiões Cardiovasculares ou Torácicos do Estado da Bahia – é atualmente a única entidade representativa de especialistas com credenciamento ativo junto ao Planserv - Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais. Credenciada desde 20 de agosto de 2012, a cooperativa tem garantido atendimento eficiente, ético e abrangente a um público estimado em mais de 500 mil vidas beneficiadas pelo plano, cobrindo Salvador e o interior da Bahia.
“Nos orgulhamos de ser a única cooperativa especializada credenciada ao Planserv, mantendo o compromisso com a boa assistência ao paciente em todo o estado. Essa confiança é resultado de anos de trabalho técnico, ético e transparente junto aos órgãos públicos e operadoras de saúde”, destaca o cirurgião torácico presidente da Cardiotórax, Dr. Leandro Públio.
Com mais de duas décadas de existência, a Cardiotórax segue rigorosamente os preceitos do cooperativismo médico, prezando pela autonomia profissional dos cooperados, sem interferência nas relações individuais com hospitais e operadoras. Segundo dados atualizados, a cooperativa conta com 40 cirurgiões torácicos e 49 cirurgiões cardiovasculares. Atualmente, 127 especialistas dessas áreas estão registrados no Conselho Regional de Medicina da Bahia (CREMEB). Ou seja, há espaço e liberdade para outros profissionais atuarem com as operadoras, desmentindo qualquer monopólio ou exclusividade de mercado.
A legalidade das ações da Cardiotórax foi reforçada por um Termo de Ajuste de Conduta firmado com o Ministério Público da Bahia em 2017, que assegura a liberdade de negociação dos médicos e coíbe qualquer prática de fixação obrigatória de valores. Esse modelo cooperativo tem permitido uma relação mais equilibrada com as operadoras, além de assegurar remunerações justas para os profissionais e, consequentemente, qualidade assistencial para os pacientes.
O modelo de cooperativismo médico, como o adotado pela Cardiotórax, vem sendo reconhecido nacionalmente como uma alternativa eficiente frente aos desafios do sistema de saúde suplementar. Ele favorece uma atuação mais organizada e colaborativa entre os profissionais, contribuindo para a sustentabilidade das operadoras e garantindo ao paciente um atendimento mais humanizado, com foco na resolutividade e continuidade do cuidado.
Além do Planserv, a Cardiotórax mantém 17 contratos ativos com operadoras relevantes, como Hapvida, SulAmérica, Bradesco, Saúde Caixa, CASSI, Promédica, entre outras. Esse ecossistema cooperativo permite maior organização, previsibilidade e segurança tanto para os profissionais quanto para os usuários dos serviços de saúde.
Para Antônio Pena, ex-presidente da cooperativa “a atuação da Cardiotórax representa um modelo de sucesso no cenário da saúde suplementar, conciliando dignidade profissional, responsabilidade social e assistência de excelência à população baiana”, conclui o especialista, que é membro fundador e titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica.